Notícias e Eventos

• Foto do escritorAdmin

Novo Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios🌏

Atualizado: 15 de dez. de 2023

Na nova frente de atuação do Instituto Votorantim, em parceria com a CBA e o Instituto Itaúsa, denominada Ação Climática, a Metas Sociais teve a honra de ser o parceiro técnico responsável pelo desenvolvimento e implementação do Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios - IVCM.

O índice contempla os riscos climáticos mais urgentes que podem atingem grande parte dos municípios brasileiros nos próximos anos: inundações; enchentes, alagamentos e enxurradas; deslizamentos; hídrico (seca); queimadas; redução/inviabilização de setores da agropecuária e aumento de problemas de saúde ligados ao clima. Os indicadores que o compõem foram escolhidos priorizando a preocupação com as populações mais vulneráveis, destacando em todos os subíndices, a participação da população de baixa renda, de população idosa e de crianças, as questões de perda de vidas, de moradias, de questões de saúde e de desemprego, entre outros. Conheça o IVMC e a iniciativa completa desses parceiros.